Yoga para pessoas surdas

Você já imaginou fazer uma aula de yoga on-line sem ouvir uma palavra sequer do que o professor diz enquanto faz as posturas? A Aline Brancalione passou por isso quando decidiu aprender yoga no YouTube. Ela é surda e só encontrava vídeos sem legendas, nem interpretação em libras – a língua brasileira de sinais falada pelas pessoas surdas brasileiras. “Tinha os professores falando português, e eu lá, parada na postura, esperando acabar”, relembra. Ela conta que não sabia o significado de nada, sobre o corpo, a mente e as várias formas de respirar. “Só copiava e achava que yoga servia para alongar e emagrecer”, revela. Quando ela soube que havia aulas de yoga para surdos, correu para se inscrever. Já na primeira aula, percebeu a diferença entre as explicações da professora e a experiência dela com o YouTube. “Eu fazia muitas coisas erradas porque não tinha acesso à informação”, lamenta.

Mônica

Monica Auga, professora de Iyengar Yoga: dedicação às aulas para pessoas surdas desde 2019.

Aline é uma das alunas surdas das aulas de yoga em libras on-line, oferecidas gratuitamente pelo projeto Yoga e Meditação para Todos, uma iniciativa do Departamento de Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a professora de Iyengar Yoga, Monica Auga. O projeto nasceu em 2019 e desde maio de 2023 recebe apoio financeiro da ABIY.

O objetivo do projeto é tornar acessível o conhecimento milenar do yoga e da meditação para as pessoas surdas por meio de práticas em libras. Atualmente, Monica dá aulas regulares de modo presencial todas as terças-feiras para a comunidade surda de Florianópolis e de modo online nas quartas-feiras para a comunidade surda de todo Brasil. Para os(as) participantes das aulas de yoga, o projeto oferece ainda a interpretação em libras no grupo de estudos dos Yoga Sutras de Patanjali, que acontece quinzenalmente de modo online.

Pessoas surdas de todo o Brasil podem ter acesso às aulas de Yoga on-line

Em 2019, no início do projeto, Monica Auga começou a ensinar yoga para surdos de forma presencial na UFSC, em caráter experimental, tendo em vista que a adaptação do ensino de yoga para esse público envolve não apenas saber a libras para se comunicar, mas também desenvolver adaptações do método Iyengar para atender às necessidades perceptuais próprias dos surdos. Com o início da pandemia em 2020, adaptaram as aulas para o formato on-line, que continua até hoje e, em 2023, voltaram com o formato presencial. “Acho importante a comunidade surda ter acesso ao yoga. Ter a oportunidade de cuidar do próprio corpo, desenvolver uma mente tranquila e equilíbrio emocional. Todas as pessoas devem ter acesso a práticas que cultivem um estado de paz”, diz Monica.

Tarcísio de Arantes Leite, professor de Letras-libras da UFSC: à frente do projeto Yoga e Meditação para Todos.

Em 2023, com a ampliação do oferecimento de aulas nos formatos online e presencial, o projeto começou a buscar apoio financeiro, tendo em vista que a participação de Monica vinha sendo feita voluntariamente. Para isso, o projeto iniciou uma campanha na plataforma Apoia-se para dar continuidade e ampliar suas ações. Foi neste momento que a ABIY também teve a oportunidade de oferecer um apoio financeiro ao projeto. “Esperamos que o projeto possa verdadeiramente beneficiar a comunidade surda a desenvolver saúde física, mental, equilíbrio emocional e um bom coração, cada vez mais”, afirma Tarcísio de Arantes Leite, coordenador do projeto Yoga e Meditação para Todos e professor do curso de Letras-libras na UFSC.

O projeto Yoga e Meditação para Todos desenvolve ainda outras atividades, como práticas online de meditação silenciosa e a tradução de textos do português para libras sobre yoga e meditação. Para saber mais sobre temas relacionados à libras e à comunidade surda, acesse em nossa Biblioteca um material informativo em PDF, preparado com carinho pela equipe do projeto.

A campanha do Apoia-se do projeto Yoga e Meditação para Todos continua aberta a contribuições. Fica aqui então o convite aos nossos associados que se sentirem motivados para fazerem a sua contribuição, que pode ser pontual ou mensal, com direito a recompensas como camisetas e aulas de libras.

Encontre um(a) Professor(a) de Iyengar Yoga